5.10.07

Finalmente a Bimby

Bem, já tinha ouvido falar muitas vezes dela, sem lhe referirem o nome, mas mesmo com muita pesquisa nunca cheguei a descobrir quem era.
Procurava no Google por processador, que me ia dar aos processadores de texto como o Word e à página da Intel. Por food processor, que dava matches mais próximos do que eu queria, máquinas muito potentes mas que não faziam mais na cozinha que uma Steca Impor que os meus pais compraram há vinte anos pelo equivalente ao salário deles durante seis meses. Bons tempos, hoje a Steca Impor nem sequer aparece no Google.
A máquina que se tornara rapidamente num mito e que eu procurava era definida nestes termos: faz a comida toda. Toda? Toda. Corta, descasca, e cose em separado, sem necessidade de abrir a tampa. Ou seja, metendo batatas, leite, manteiga, cebola, alho e fígado de porco era possível tirar iscas com puré de batata. Difícil de acreditar, hã? Nem eu.
Depois, comecei a ouvir alguns chefs falar dela, uns de forma tímida, outros sem complexos, o que me dava uma base de confiança maior. Será verdade? Existirá uma máquina assim? Pelos visto há. E hoje, 5 de Outubro de 2007, eu descobri-a. É a Bimby. Sim, esta máquina existe. E não só faz a feijoada toda, como se lava sozinha. É como um ajudante de cozinha, mas numa versão mais limpa. Porque é que nunca a tinha descoberto? Porque há muita coisa que muda, mas as coisas importantes permanecem imutáveis. E as coisas importantes, neste caso, é o método de venda. A Bimby, a cozinha mais pequena do mundo, é vendida porta a porta por demonstração. Eu já pedi uma. Só acredito vendo. A distribuição tradicional fica de fora, daí não aparecer com facilidade no Google. Lojas, nada. Surpreendente, ou nem tanto, é que a demonstração são será na FAI (Feira Agrícola e Industrial), em Tomar, como a Steca Impor dos meus pais, perante uma plateia de dezenas de portugueses dos anos 80. Agora a venda é feita pelo chefe Vítor Sobral, Henrique Sá-Pessoa ou mesmo o discípulo incondicional da escola francesa Hernâni Hermida. A evolução da sociedade é um facto!, diz Vítor Sobral. Se é! Onde é que eu tenho andado com a cabeça?

2 comentários:

Helder Gonçalves Pereira disse...

Uma ideia muito «bimba» esta de procurar uma espécie de robot sem braços nem pernas para fazer o trabalho por ti na cozinha. Aposto que nem fala! Não fosses casado e aconselhava-te uma checa de 22 anos: para além das utilíssimas mãos em conjunto completo de braços longilíneos, possui ainda um admirável e utilíssimo conjunto de pernas. Falando apenas o essencial, tem ainda a grande vantagem de se vender nos tradicionais Salões Eróticos perante uma plateia bem mais eclética que "dezenas de portugueses dos anos 80", em espaço fechado e climatizado.

vasco disse...

boa tarde.eu tambem ja tenho a minha Bimby.esta maquina e fantastica,nunca vi nada paresido na minha vida,estou muito satisfeito por esta maquina,se algem esta interesado ver a demonstracao desta maquina,posso lhe dar contacto da uma agente de Bimby,ela e muito simpatica,quero tambem ajudala-la.o meu email e vasco.oliveira@live.com.pt.Obrigado