21.2.08

The 44 Cordial

Estou tentado a experimentar esta receita. É pena é a garrafa de rum para isto.

Couverts

Recebi uma notícia do Sol (quem mais?) onde diz que as pessoas não são habituadas a pagar os couverts que lhes são postas na mesa sem pedir. Engraçado, não é isso que costuma acontecer? Ou haverá ainda alguém que caia nessa? Quando estive a trabalhar num restaurante e a facturação estava a descer, as ordens eram para colocar, sem excepção, couverts em todas as mesas e sugerir uma bebida de aperitivo. E funcionava.

Croissants em inglês

Como é que se diz croissant em inglês? Butterhorn Rolls, that's right.

Katharine Hepburn Brownies
























Ver aqui.

15.2.08

14/02 II

























Semana agitada que não deu para postar, principalmente em 14/02. De manhã, tínhamos pensado ir comer um hamburger ao Amo-te Chiado, mas já era. Já era, porque já não faz hamburgers ou está fechado ou não gostámos da última vez. Não interessa.
Decidi fazer eu próprio um hamburger do género e gastar o mesmo dinheiro no jantar, mas com produtos melhores. A ementa seria hamburger grelhado com arroz selvagem e salada de agriões com manga.
Então fui ao El Corte Inglés, porque seria o único sítio onde eu podia ir em tempo útil - eu ando de transportes, nunca esquecer este pormenor. Procurava arroz selvagem e agriões. Mas não tinha arroz selvagem, ou melhor, tinha: em sacos de três quilos ou em bolsas. Esqueci o arroz selvagem. Os agriões: não tinha. Esqueci os agriões. 18h45 e tinha que me despachar - meia-hora pelo menos até casa.
Manti a ideia do hamburger e desatei a improvisar. Arroz, esquece. Agriões, substituir por salada gourmet para manter a manga (era um resto que tinha que ser comida no dia). Juntar umas batatas fritas para dar ar de fast-food e dar o clima romântico. Fritar em casa, proibido por causa da louça, do desperdício de óleo, dos resultados... Então comprei as Lays Gourmet, que descobri agora que tem um verdadeiro séquito de comedores. Depois, a sobremesa. Não havia tempo para fazer, o que é que há-de ser, o que é que há-de ser, um gelado Haagen Dazs Strawberry Cheesecake. Para beber, tinha que ser uma cerveja. Mas uma especial: Leffe Blonde. Vejam o site.
Gastei 17 euros nestas quatro coisas (carne, salada, cerveja e gelado). E depois o pão de sementes: mais dois euros. Fui para casa, e misturei a carne picada com salsa, alho, pimentão e cebola. Temperei com sal e pimenta. Grelhei. Cortei a manga em pedaços pequenos. Fiz o tempero para a salada com mel e limão. Torrei o pão na mesma chapa dos hamburgers. Abri o pacote de batatas e empratei. O resultado foi esse aí em cima.

11.2.08

No Tavares Rico?

Não sei como é que conseguiu, mas o restaurante Tavares Rico tem mandado para a minha caixa de mail profissional as suas sugestões para ocasiões especiais. Fico bastante agradecido e não consigo disfarçar um certo orgulho em fazer parte dos potenciais clientes do mítico restaurante, apesar de andar desde Novembro a receber em atraso e ganhar menos de mil euros mensais.
A última informação tinha sido na passagem de ano, onde retomei contacto com essa admirável expressão que é "amuse bouche" - "fazer o gosto à boca", em português - para designar os aperitivos. Esta última, que acabou de chegar, refere-se ao Dia de S. Valentim, tal como tinha avisado no post anterior, e começa assim: "O Dia de São Valentim é, sem dúvida, uma ode ao amor e ao romance." E acaba: "Finalizamos esta viagem, oferecendo-lhe uma flute de Champagne Deutz Brut porque o Amor merece sempre um brinde especial." Deixando de parte esta poesia de bolso, o que interessa é a comida. E a ementa é esta:

Ostra do Sado, gel de sangria de champagne e ar de foie gras

Lavagante azul marinado, coentros e toranja, folha de chocolate negro com flor de sal e malagueta

Robalo de linha escalfado em àgua de mar e açafrão, algas e amêijoas do Algarve

Lombinho de vitela de leite, puré de batata com queijo Serra, espargos verdes ligeiramente grelhados e molho de trufas pretas

Fofo quente de chocolate e sorvete de fruta da paixão

Apetecia-me provar o ar de foie gras, o lavagante todo, passava o lombinho, mas o puré com queijo da Serra deve ser interessante e o robalo de linha esclafado em àgua de mar e açafrão promete. Mas são 160 por casal, mais 50 de suplemento de bebidas. Até poderia dar, mas não agora. De qualquer forma, já começo a ter ideias.

6.2.08

14/02

Dia dos Namorados é dia de jantar fora. Os restaurantes fazem menus especiais e a imprensa acompanha com recomendações. Jantares românticos e a dois, como se pudesse ser de outra maneira. Mas os nossos já há algum tempo que são em casa. E, se até agora, era tudo muito fácil hoje em dia torna-se mais complicado. A Sandra não pode comer: ovos em cru, marisco, cogumelos, carne vermelha, cafeína, alcool, isto é, tudo aquilo que faz uma refeição ser digna desse nome. Portanto: que ementa para 14/02? As respostas em breve.

3.2.08

Junk food I



















Uma isca do dia anterior que não saiu da frigideira nem foi ao frigorífico, um arroz de grelos já de dois dias, tudo junto a fritar no molho...